sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TRÊS EXPOSIÇÕES DE SILVESTRE VOZES DO BARRO - CERÂMICA ALQUÍMICA - MEMORIAL 40 ANOS DE TRAJETÓRIA ARTÍSTICA


Em junho de 2010 o artista itajaiense Silvestre completou 60 anos de idade e 40 de vida artística, e para marcar a data acontecem séries de exposições que integram o “Memorial da trajetória artística de Silvestre João de Souza Júnior - 40 anos dedicados à Arte”, exposição que traça uma linha do tempo com textos e imagens que narram a sua história na arte.
São fragmentos, histórias e memórias mostrados através de esboços, desenhos, projetos, processos e registros fotográficos de trabalhos realizados nesse percurso de investigações de várias linguagens artísticas.
A exposição abre dia 13 de dezembro de 2010 a partir das 10hs e fica aberta a visitação até 28 de fevereiro de 2011, na Secretaria de Turismo durante a temporada de turismo marítimo, no endereço Av. Prefeito Paulo Bauer, 800 – Centro – Itajaí - Santa Catarina – Brasil (próximo ao Pier Turístico ou ao lado da Praça Vidal Ramos).
A visitação é de segunda a sexta-feira das 08:00 as 13:30 horas e durante todo o dia nas datas de chegadas e partidas dos navios, a agenda completa você confere no site www.pierturisticoitajai.com.br/programacao.php.
A exposição estará no mesmo local onde acontece o receptivo dos turistas que visitam a cidade para a temporada de cruzeiros 2010/2011. Serão 32 escalas dos armadores CVC, Ibero e Aida Cruises, sendo 22 escalas com embarque na cidade e o check-in será realizado na Secretaria de Turismo.
Realização da artista Cláudia Regina Telles, que fez pesquisa, registros fotográficos, textos e arte dos memoriais, que nesse espaço conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí, do Teatro Municipal de Itajaí e apoio cultural da Fundação Cultural de Itajaí.
A artista compartilha imagens e através da página na internet http://silvestrejoaodesouzajunior.blogspot.com/
A Cerâmica Alquímica de Silvestre João de Souza Júnior é outra exposição do artista, que está disponível a visitação na Sala I de Exposições do Museu Histórico de Itajaí, de terça a sexta-feira das 09:00 as 18:00, sábado das 09:00 as 13:00 e domingo das 14:00 as 18:00 horas.
A exposição apresenta Cerâmicas, trabalhos artísticos frutos de pesquisas que desenvolve a cerca de 20 anos e que integram acervos do artista.
O espaço expositivo do Museu Histórico de Itajaí, que abriga as cerâmicas alquímicas de Silvestre, funciona como ambientação cênica para a arte.
A exposição será um atrativo a mais na programação cultural da temporada turística do verão 2010/2011 de Itajaí e região.
As cerâmicas não estão a venda, mas à comunidade e o turista que visitam o Centro da cidade, na época de compras de natal, festas e férias de verão, poderão alimentar sua sensibilidade, através da apreciação estética das obras.
realização, pesquisa, registros fotográficos, textos, arte e curadoria por Cláudia Regina Telles.
Durante todo o ano de 2010 e 2011 a exposição irá circular por diversos espaços culturais e artísticos da cidade e estado, divulgando o trabalho do artista itajaiense.

Agendamento de visitas - (47) 8424-0717 - ceramicalquimica@gmail.com
confira informes da exposição na página http://ceramicalquimica.blogspot.com/

Exposição de Instrumentos Musicais Cerâmicos Vozes do Barro, do artista e ceramólogo, Silvestre João de Souza Júnior (Itajaí/SC), integra a série de exposições que acontecem desde julho de 2010 em comemoração aos seus 40 anos de trajetória artística.
VOZES DO BARRO, apresentou esboços, textos, fotografias dos instrumentos realizados por Silvestre, o durante o 13º Festival de Música de Itajaí, 09 a 13 de novembro de 2010 em dois espaços na cidade onde aconteceram as atividades do Festival: no Teatro Municipal de Itajaí e na UNIVALI.
A exposição permance até 21 de dezembro de 2010, na Biblioteca Central da UNIVALI (vitrines 3 e 4) com visitação das 08:00 as 22:30 horas.
Os Instrumentos Musicais Cerâmicos (udus, ocarinas, gathans) que realizou a partir da pesquisa de Ceramista e agora como Luthier que sabe como apurar a sonoridade do instrumento, sua passagem pela Índia entre 1999 e 2003 enriqueceu ainda mais sua percepção musical e contribui para a realização dos Gathans.
Silvestre comercializou instrumentos em Itajaí, na Argentina e Rio de Janeiro.
Percussionistas como Naná Vasconcelos, Robertinho Silva e Cláudio Infante em festivais passados, visitaram o Ateliê Cerâmica Alquímica, conheceram e levaram consigo instrumentos do artista.
“Vozes do Barro” tem pesquisa, textos, fotografias, arte da curadora Cláudia Regina Telles, realizadora da exposição que conta com apoio do Porto de Itajaí, da Fundação Cultural de Itajaí, Arte e Cultura e Biblioteca Central da UNIVALI Itajaí.

http://vozesdobarro.blogspot.com/
vozesdobarro@gmail.com
47 – 8424-0717

sobre o artista
Silvestre João de Souza Júnior, nasceu na década de 50 no bairro Fazenda, em Itajaí (Santa Catarina/Brasil) e desde menino demonstrou sensibilidade para as artes, em especial a modelagem de argila.
Desde a década de 70, expressa suas percepções e impressões através de desenhos, textos e empreendeu estudos em múltiplas linguagens como desenho, modelagem, pintura, escultura em madeira, cerâmica, instalação, escultura, arte mural, xilogravura, serigrafia, performance, intervenção urbana.
Nos anos 80 regressa ao contato com a argila e desde então se dedica a estudos teóricos e pesquisas práticas sobre a Arte Cerâmica. Atuou 2 anos como diretor da Casa da Cultura de Itajaí
Durante 15 anos teve como parceira de vida e arte a artista argentina, Alicia Arena, falecida no Brasil em 2004; com que desenvolveu pesquisas sobre a arte cerâmica, cursos e oficinas, a criação do Grupo Piromaníacos, que realizou exposições; e possui trabalhos de cerâmica e
noutras linguagens selecionados e premiados em salões de cerâmica e de artes.
Realizou pesquisa para confecção de instrumentos musicais cerâmicos, arte apurar a sonoridade do instrumento, atua como Luthier, da marca Vozes do Barro.
Desde 1996 mantém em sua residência o Ateliê Cerâmica Alquímica, onde realiza pesquisa sobre Esmaltes Raros, Especiais e de Tradição Oral, desenvolve projetos artísticos em diversas linguagens, obras para espaço públicos, restauros de murais cerâmicos e desenha.
No Ateliê há uma pequena Galeria que reúne parte do acervo de pintura, entalhe, escultura, objeto, cerâmica realizado pelo artista em 40 anos.

Acesse a página e conheça todo currículo do artista http://silvestrejoaodesouzajunior.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário