Entregue mais uma escultura de Negro Simeão, para servir de homenagem ao uma personalidade que contribuiu para o Movimento da Consciência Negra na cidade de Itajaí.
A premiação acontecerá no Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de Novembro, no Rotary Club Itajaí Porta do Vale, às 20h30, numa promoção da Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, Nesta edição o Prêmio Simeão há dois candidatos à recebe-lo em homenagem são Mara Lúcia Silva de Jesus e in memória a Paulo Caramuru da Silva.
O Prêmio surgiu e, 2011 depois que a Fundação Genésio Miranda Lins tomou a iniciativa de confeccionar o busto de "Simeão" (2010) quem também foi confeccionado pelo artista.
Simeão é um afrodescendente, escravo de Agostinho Alves Ramos, que no século XIX construiu a Igreja Imaculada Conceição - a Igrejinha Velha, no centro histórico da cidade.
A indicação ao Prêmio Simeão ocorre por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí, e a escolha do premiado através de votação onde 16 conselheiros.
texto e foto por Cláudia Regina Telles
Nenhum comentário:
Postar um comentário